segunda-feira, 12 de março de 2012

A Arte de Saber Perder



        Saber perder é uma virtude possuída por poucos, são raras as pessoas que têm esse domínio da explosão interna das frustrações que uma derrota pode causar. Perder quando é irrelevante vencer é fácil, mas perder quando tudo que queres é ganhar, onde depositastes todas suas esperanças, quando se deseja a vitória de um jeito que a ansiedade não te deixa raciocinar, aí sim é difícil... Muito difícil!
        Saber lidar com a frustração, com o medo, com a angústia e até com o desespero é uma arte. Conseguir travar o soluço e secar a face é uma arte. Levantar a cabeça de rosto inchado e tentar encontrar outro caminho é também uma arte. E a vida exige isso, exige que sejamos artistas sem estar preparados pra ser, exige que tomemos decisões que não gostaríamos de tomar, exige que sejamos fortes quando tudo que queríamos era chorar e chorar pra valer. Não se pode fazer nada, são essas as regras do jogo, é necessário dançar conforme a música mesmo se não lhe agradar o ritmo da próxima. Não é fácil ser artista da vida!
        Perder é iminente, não há escapatória, é apenas uma questão de tempo. Ainda mais sofrido se torna quando sente-se o gosto da vitória, quando ela escapa por pouco, quando está ganhando e vem a vida marca um ponto seguido do destino que parece não se importar marca o tento da vitória. Vitória dele, pois pra nós é o início da derrota!
       Não se pode ser sofredor, não pode enganar-se, o primeiro passo pra dominar a arte é assumir a derrota. Saber que por ali já não existe um caminho, é necessário que se dê a volta e buscar outros ares! Tirar sempre a parte boa da situação ajuda, admirar coisas simples como a magnitude do voar da borboleta e a beleza inquestionável de suas asas pequenas também ajuda. Tenha prazer em estar com a família, com os amigos e com quem te ama. Outras vitórias serão conquistadas e você ainda vai sorrir muito! A pequena borboleta voa linda esperando só você para admirá-la!

        

2 comentários:

  1. É impossível, crescer ou se amadurecer sem as derrotas sem q a vida lhe pregue uma peça e sinceramente, talvez a vida n tivesse graça, n seria tão boa se n fosse os problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, dependemos deles pra evoluir, mas dependemos mais na verdade da superação dos mesmos! Não adianta ter o problema e não vencê-lo, isso não ajuda na evolução! O problema foi feito para ter solução, isso é uma regra. E resolvê-lo ajuda no amadurecimento da sua alma!

      Excluir

Pensar, refletir e compartilhar!